Pai e filho
A Importância do Papel do Pai
March 19, 2020
Criança a brincar
Como entreter as crianças dentro de casa?
March 23, 2020

10 atividades para fazer em casa

Bebé a brincar
 
Sabemos que este ano o início da Primavera será diferente. Os passeios ao ar livre e as brincadeiras do bom tempo primaveril terão de ser substituídas por grandes serões dentro de casa.
Face às circunstâncias vividas pelo novo Coronavírus, o equinócio da primavera vai ser passado no conforto da sua casa. Os papás portugueses que estão em isolamento ou quarentena vão enfrentar agora um novo desafio, principalmente os que têm de continuar a trabalhar por teletrabalho. Entreter os filhos durante esta altura poder ser uma verdadeira dor de cabeça, sobretudo porque, dada a sua idade, podem não entender o que se está a passar.


Atividades

Para o ajudar a lidar melhor com este período de isolamento ou quarentena, enumeramos algumas atividades que poderá fazer com os mais pequenos, no conforto e segurança da sua casa.


1. Construir uma tenda usando cadeiras, mantas e lençóis

Fazer uma tenda em casa pode ser uma boa ideia para entreter os mais pequenos e uma nova forma de “acampar”, mesmo que seja dentro de casa.
 
 

2. Fazer fantoches a partir de meias velhas

Reutilizar materiais é sempre uma boa opção, não só para criar “novos” brinquedos, como também para dar uma nova vida aos materiais que tem em casa.
 

3. Yoga com o bebé

É importante que as crianças, mesmo não podendo ir à rua, continuem a descarregar a sua energia e a praticar alguma atividade física.
 
 

4. Telefone em copo com fio

Não se esqueça de estimular a comunicação constante com os pequenitos. Esta atividade é, sem dúvida, uma que vai dar que falar!
 

5. Piquenique dentro de casa

As refeições podem ser feitas de uma forma criativa, como um piquenique dentro de casa. Se tiver um pequeno quintal pode sempre aproveitar para desfrutar de um bom momento ao ar livre e em segurança.
 
 

6. Caça ao Tesouro

A Páscoa está a chegar e apesar de ainda não se saber como vai ser passada, pode ser uma boa ideia planear uma caça aos ovos dentro de casa, por exemplo. É uma forma de continuar com esta experiência mesmo que seja em casa.
 

7. Sessão fotográfica

Criar memórias e preservá-las para recordar mais tarde é muito importante, sobretudo quando se trata dos mais pequenos que crescem à velocidade da luz.
 
 

8. Construa os próprios brinquedos

Tal como nas meias, reciclar os materiais que tem em casa pode ser uma boa ideia, não só para reutilizar os materiais que já não têm qualquer utilidade, como também para criar “novos brinquedos”.
 

9. Cozinhar um bolo ou bolachas

Nada melhor que um pouco de liberdade criativa e muita sujidade. É importante que os mais pequenos possam pôr “as mãos na massa” e é certamente uma atividade para não esquecer e para saborear.
 
 

10. Trabalhos extra da escola

Mesmo em casa e com todas as atividades letivas presenciais suspensas, é importante que as crianças continuem a fazer exercícios não só para não esquecerem o que já aprenderam, como também para estimular novos conhecimentos.
 
 

Saiba que outros temas foram abordados!