Médica Pediatra
Diversificação Alimentar
April 29, 2020
Criança e contínuo
Profissionais de creches e jardins-de-infância vão ser testados para o novo coronavírus
May 4, 2020

5 Dicas para as futuras mamãs

Mulher grávida
 
Ter um bebé é um momento importante na vida de todas as mamãs, sobretudo quando é a primeira vez. As mudanças físicas e psicológicas ao longo dos nove meses, ajudam-na a preparar-se para o momento do parto. Contudo, isso não significa que seja fácil adaptar-se a elas. Para a ajudar, enumerámos 5 dicas que pode adotar durante a gravidez.


1- Alimentação na gravidez

Tenha horários regulares para as refeições. Para que o bebé obtenha os nutrientes essenciais e a mãe tenha uma dieta equilibrada e variada, o Serviço Nacional de Saúde recomenda uma alimentação saudável, diversificada e sem um aumento da quantidade de alimentos.

1.1- Alimentos recomendados

• Produtos lácteos como leite, queijo e iogurtes;
• Ovos;
• Feijão;
• Grão;
• Favas;
• Lentilhas;
• Vegetais e frutas;
• Carnes brancas e vermelhas;
• Peixe gordo;
• Líquidos (água, infusões, sopa);
• Ervilhas.

1.2- Alimentos a serem evitados

• Produtos lácteos não pasteurizados;
• Queijos frescos, mal curados ou requeijão;
• Alimentos e bebidas doces, com excesso de sal ou aditivos;
• Marisco;
• Enlatados;
• Enchidos e fumados;
• Peixes com alta concentração de mercúrio, como o peixe espada ou o tamboril;
• Carne, peixe e ovos mal cozinhados;
• Bebidas energéticas e/ou com cafeína;
• Patês.


2- Exercício físico

Praticar exercício físico durante a gravidez, pode ajudar a prevenir o excesso de peso e melhorar os níveis de energia. Contudo, tem de ser feito sempre de forma moderada, com o aconselhamento do seu obstetra, para que ele possa avaliar se é seguro para si e para o bebé. Este poderá ainda aconselhá-la sobre a periocidade, intensidade e os cuidados que deve ter, nomeadamente, o que deve comer e beber antes e depois do exercício físico.


3- Roupa adequada

É importante que se sinta confortável, sobretudo nesta altura em que o seu corpo está a passar por tantas mudanças. Para isso, é recomendado o uso de roupa prática, preferencialmente de fibras naturais, como o linho e o algodão.

Para isso, é importante:

• Evitar o uso de roupa apertada.
• Usar soutiens de alças largas.
• Pode utilizar uma cinta após o 5º mês de gestação.
• Usar sapatos cómodos. No caso de terem salto, opte por um salto médio e largo ou de cunha, evitando os saltos altos.


4- Enjoos na gravidez

Os enjoos na gravidez são muito frequentes, mas não põem em risco o bebé ou a mãe. Apesar de serem conhecidos como enjoos matinais, não ocorrem só de manhã, podendo ocorrer a qualquer altura do dia.

Existem algumas estratégias que pode adotar para os controlar, nomeadamente:

• Fracionar as refeições ao longo do dia, comendo pequenas quantidades de cada vez.
• Evitar alimentos com cheiro que originem esses enjoos.
• Beber água entre as refeições.
• Optar por alimentos simples, como o arroz branco ou torradas.
• Repousar sempre que se sentir cansada.
• Manter o quarto bem ventilado.
• Informe o seu médico — caso o mesmo ache indicado, poderá prescrever-lhe um medicamento para prevenir as náuseas e os vómitos.


5- Cuidados de higiene

Durante a gravidez é importante que continue a cuidar de si e da sua higiene. Por isso, existe alguns cuidados extra que deve ter em consideração:
• Tome duche com regularidade, evitando água muito quente. Termine com água mais fria, de forma a diminuir o risco de varizes.
• Evite fazer a depilação com cera quente.
• Use creme hidratante, sobretudo nas zonas do peito e do abdómen.
• Evite produtos perfumados ou com corantes.
• Escove os dentes pelo menos duas vezes por dia, preferencialmente com uma pasta de dentes que contenha fluor e ir a uma consulta de dentista durante a gravidez.
 

Acompanhe as redes da BabyLoop para conteúdo adicional!