Crianças a lavar as mãos
COVID-19: Medidas a adotar em casa
April 22, 2020
Registo online de nascimento com 260 pedidos no primeiro dia
April 27, 2020

A importância da leitura

Mãe e filho a lerem
 
Estamos numa era cada vez mais digital, por isso, é normal que seja mais difícil incentivar os mais novos a lerem. Contudo, a leitura é uma atividade importante para o desenvolvimento infantil, segundo a Direção-Geral da Saúde, estimula a fala e a criatividade. No caso das mais crescidas, que estejam a aprender a ler, é igualmente importante que existam estes momentos nas suas rotinas, para que possam treinar e aperfeiçoar as suas técnicas.
Esta tarefa nem sempre é fácil, até porque existem muitas distrações. Nesse sentido, enumerámos 5 dicas para ajudar a estimular o interesse das crianças:


1. Definir momentos

Comece por definir um ou mais momentos durante o dia, em que pretende fazer esta atividade com as crianças. Desta forma, cria uma rotina e elas percebem que aquela hora é dedicada à leitura.
Por exemplo, aproveite para ler quando já estão na cama, antes de adormecerem. Os livros têm a capacidade de transmitir calma e serenidade, o que pode contribuir para que elas tenham um sono tranquilo.


2. Que livro escolher?

Deixe as crianças escolherem o livro que querem ler ou que querem que lhes leia. Pode sempre ajudar e sugerir outros, porém, é importante que escolham um livro de que gostem, para que essa atividade proporcione bem-estar e sensações agradáveis associadas à leitura.


3. Tempo de leitura

Lembre-se que o foco de atenção é menor nos mais novos, por isso é importante que não os force, sobretudo quando demonstram desinteresse ou cansaço. Vá estimulando esta atividade aos poucos e, à medida que as crianças vão crescendo e demonstrando mais interesse, aumenta também o tempo dedicado a esta atividade.


4. Desperte a sua curiosidade

É importante que vá despertando a sua curiosidade para que elas não percam o interesse pela história, para além de que torna o momento mais divertido. Faça-lhes perguntas sobre as imagens dos livros ou sobre as situações da história, por exemplo.


5. Ilustre a história

Desenvolver a criatividade das crianças é outro fator que deve ser estimulado frequentemente. Para isso, pode sempre ilustrar a história com os seus brinquedos ou até mesmo fazerem fantoches em conjunto para serem usados nestes momentos. Assim, não só torna esta atividade mais divertida, como aumenta o interesse da criança.

Conheça ainda os livros que o Plano Nacional de Leitura disponibiliza na sua plataforma online e disfrute dos momentos em família!
 

Acompanhe as redes da BabyLoop para conteúdo adicional!