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Atividade Física para Crianças

 
A atividade física é um elemento importante no quotidiano de todas as crianças, pois promove o bem-estar e o desenvolvimento infantil. Para além disso, traz vários benefícios, como o combate ao sedentarismo e à obesidade.
A leitura deste blogpost não substitui as consultas ou conselhos dos profissionais de saúde. Por isso, antes de iniciar qualquer prática de exercício físico, consulte o seu médico pediatra ou de família, para se aconselhar sobre o tipo de exercícios e a duração.


Duração

A Direção-Geral da Saúde recomenda que as crianças pratiquem, pelo menos, 60 minutos diários de atividade física. Para além disso, são ainda aconselhados 20 a 30 minutos de atividades que exercitem o sistema musculoeslástico, como correr ou saltar. Estas atividades devem ser praticadas três vezes por semana e têm como objetivo melhorar a força muscular, a força óssea e a flexibilidade.


Benefícios

A prática de exercício físico traz vários benefícios à saúde física e mental das crianças, entre os quais:
• Fortalece os músculos, ossos e articulações;
• Leva à adoção de hábitos de vida saudáveis;
• Reduz o risco de doenças cardiovasculares;
• Melhora as capacidades cardiorrespiratórias;
• Melhora as funções cognitivas, como a memória, o raciocínio e a capacidade de concentração;
• Diminui a ansiedade;
• Regula o sono;
• Eleva a autoestima;
• Facilita a socialização;
• Desenvolve a noção de comprometimento, de espírito de equipa, de disciplina e de tolerância à frustração.


Jogos

Numa era tão digital, é difícil afastar os mais novos dos videojogos, dos tablets ou da televisão. Atraí-los para praticarem atividade física pode ser um desafio, porém existem alguns jogos tradicionais que poderão incentivá-los, como por exemplo:

Jogo da macaca — esta atividade permite desenvolver a coordenação motora, o equilíbrio e os músculos associados ao movimento do salto;
Jogo do elástico — desenvolve o raciocínio lógico, a coordenação motora, a concentração e o trabalho muscular;
Apanhada — o jogo da apanhada desenvolve essencialmente a agilidade e a velocidade, a coordenação motora, a competição saudável e as noções espaciais;
Jogo do lenço — as suas principais vantagens, passam pelo desenvolvimento da atenção, da coordenação motora, da competição saudável, da velocidade e da capacidade de reação;
Corrida a três pés — desenvolve sobretudo a coordenação motora em cooperação com outras pessoas, a competição saudável, o espírito de equipa e da sociabilidade.


Atividade física em família

Os maiores exemplos dos mais novos são os pais, contudo, manter-se ativo não é uma tarefa fácil. Aproveite para passar tempo com aqueles que mais ama, praticando atividade física em família. Para além de desenvolver as capacidades de espírito de equipa, educa os seus filhos para práticas e hábitos de vida saudável.
 

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