Grávida
DGS anuncia duas novas orientações sobre grávidas e recém-nascidos
May 18, 2020
Atividades para estimular as crianças
May 22, 2020

Benefícios da amamentação

Mãe a amamentar o filho
 
Nos primeiros meses de vida do bebé, o aleitamento materno é considerado a alimentação ideal, precisamente por se tratar de um alimento natural, completo e adaptado à maioria dos bebés. Segundo a Organização Mundial de Saúde, é recomendada a amamentação exclusiva durante os primeiros seis meses de vida. Para além de ter todos os nutrientes essenciais para o bebé, também traz vários benefícios para a mãe.


Benefícios para o bebé

A amamentação deve ser iniciada na primeira hora de vida. Esta promove uma ligação emocional muito forte entre a mãe e o bebé, facilitando o seu desenvolvimento e o relacionamento com outras pessoas. A amamentação deve ser feita com a frequência que o bebé deseja, ou seja, sempre que ele pedir, quer seja de dia ou de noite.

Até aos seis meses a criança não necessita de outro complemento, pois o aleitamento materno fornece todos os nutrientes necessários para um desenvolvimento saudável. O leite materno previne também várias doenças, como as alergias e infeções respiratórias, e faz com que os bebés tenham uma melhor adaptação a outros alimentos.


Leite de fórmula

Sempre que for possível para a mãe, o leite materno deve ser prioritário, comparativamente ao leite de fórmula. Este não contém os anticorpos e os benefícios de longa duração que tem a amamentação.

O leite de fórmula quando não é bem preparado, devido ao uso de água imprópria, de equipamentos não esterilizados ou da potencial presença de bactérias no leite em pó, aumenta o risco do bebé. A má nutrição resultante da diluição menos concentrada do leite de fórmula, também poderá colocar em risco o bebé.

O leite materno está sempre pronto e à temperatura adequada. Quando a amamentação é frequente, o leite materno continua a ser produzido, todavia, quando é introduzido o leite de fórmula, a produção diminui. O regresso ao aleitamento materno deixa de ser uma opção devido a essa diminuição.


Benefícios para a mãe

A amamentação também traz vários benefícios para a mãe. Antes de mais, permite uma recuperação pós-parto mais rápida visto que é libertada a hormona da oxitocina, responsável pelo regresso do útero ao estado anterior ao da gravidez. A energia gasta na produção de leite também ajuda a mãe a perder peso mais rapidamente, sobretudo se a amamentação se estender além dos três meses.

As hormonas oxitocina e prolactina, que são produzidas durante a amamentação, atuam no sistema nervoso e ajudam a mãe a lidar melhor com o stress. A longo prazo, as mulheres que amamentaram têm menor risco de desenvolver cancro da mama e do ovário.
 

Acompanhe as redes da BabyLoop para conteúdo adicional!