Deco defende que Estado deve suportar custos das creches e que escolas privadas devem fazer descontos
April 6, 2020
Criança a comer
Importância de uma Alimentação Saudável nas Crianças
April 10, 2020

Caça aos Ovos em Casa: 5 Passos

 

Para as crianças, Páscoa que é Páscoa tem uma verdadeira caça aos ovos e apesar de estar em casa, não significa que não poderá manter esta tradição. Fazer uma caça aos ovos é uma atividade divertida e fácil de preparar. Para além disso, é uma boa forma de trazer o espírito festivo da época e, ao mesmo tempo, animar as crianças.
Conheça os cinco passos necessários para que esta atividade seja um sucesso:


1- Convite

Comece por comunicar aos seus filhos que vai fazer uma caça aos ovos, de forma a despertar a sua curiosidade e a animá-los. No caso das crianças que já saibam ler, faça um convite, em formato de um ovo, decorado por si. Surpreenda-os colocando o convite no seu lugar à mesa, antes do pequeno almoço, para que eles percebam o que vai acontecer.
No caso dos mais novos, que ainda não saibam ler, entregue o convite com o formato do ovo e explique-lhes a atividade que vai fazer.


2- Decorar os ovos

Conte com, pelo menos, cinco ovos por criança. Os ovos são o ponto alto desta caça e por isso, é importante que os decore com cores vibrantes para que possam ser facilmente encontrados.
Pode sempre decorá-los previamente com as crianças, sem que lhes diga para o que vão ser utilizados. Assim, durante a caça, as crianças serão surpreendidas com as suas próprias obras de arte.


3- Preparar o cesto

Dê um cesto às crianças para que elas possam colocar os ovos. Caso não tenha nenhum, poderá sempre fazer em cartolina ou em feltro e decorá-lo ao seu gosto.


4- Pistas e esconderijos

Há vários lugares onde poderá esconder os ovos e deixar algumas pistas como, por exemplo, as pegadas do coelho, setas ou até mesmo cenouras. Debaixo da cama, atrás do sofá, no meio dos brinquedos das crianças ou até debaixo de almofadas, são alguns dos esconderijos que poderá utilizar. À medida que vai escondendo os ovos, anote esses esconderijos, garantindo que não fica nenhum ovo esquecido durante a caça.
Para ajudar, durante a atividade pode sempre dar algumas dicas referindo se está frio, no caso de estarem longe de encontrar os ovos, morno, no caso de estarem perto, e quente, quando estão prestes a encontrar os ovos.


5- Premiar as crianças

No final da atividade, no caso de serem várias crianças, faça a contagem para saber quem encontrou mais ovos e ganhou a caça. É importante ter um prémio no final para todas as crianças, mesmo as que não ganharam. Esse prémio poderá ser um ovo, um coelho de chocolate ou, no caso de não ter, poderá sempre preparar um pequeno lanche que eles gostem, como por exemplo um bolo.

1...2...3… Que comece a caça aos ovos!!

 

Conheça os outros temas abordados em Baby Stories!