Bebé
Estudo conclui que milhões de microplásticos são libertados de biberões durante a preparação do leite
October 26, 2020
bebé no halloween
Festeje o Halloween em casa
October 30, 2020

Como aliviar os sintomas da azia?

Mulher grávida
 
A azia é um dos sintomas mais comuns durante a gravidez, que pode ser causado pelas mudanças hormonais ou pelo crescimento do bebé e a pressão que isso faz no estômago. É normal que a azia cause algum desconforto, no entanto, existem algumas alterações na alimentação que podem aliviar essa sensação.


O que é?

A azia ou refluxo gastroesofágico é uma sensação de ardor no peito que se pode propagar até à garganta. Esta ocorre quando a válvula entre o estômago e o esôfago não consegue impedir que o ácido gástrico volte para o esôfago.


Causas

No início do período gestacional, o corpo produz grandes quantidades de hormonas progesterona que faz com que a válvula relaxe. Consequentemente, isto faz com que a comida se mova mais devagar pelo sistema, resultando em problemas de indigestão de todos os tipos, desde a sensação de gases até ao aumento da frequência da azia.


Quando aparece?

Pode aparecer a qualquer momento na gravidez, porém é mais comum durante o terceiro trimestre porque o crescimento do útero pressiona o estômago, que faz com que o ácido volte para o esôfago.


Sintomas

Os sintomas tanto podem aparecer logo após comer e/ou beber como mais tarde, entre comer e desenvolver indigestão. Os sintomas mais comuns são:

— Ardor no peito;
— Sentir-se cheia ou inchada;
— Expelir gases pela boca (arrotar);
— Sentir-se doente.


Como aliviar os sintomas?

As alterações na sua alimentação e estilo de vida podem ser suficientes para aliviar os sintomas da azia, sobretudo se forem leves.


— Alimentação saudável

Ter uma alimentação saudável e equilibrada pode ajudá-la a aliviar os sintomas, nomeadamente com refeições mais leves. Saiba como pode adaptar a sua alimentação através do artigo “Cuidados na alimentação durante a gravidez”.

Evite os alimentos e bebidas que possam piorar os sintomas, como é o caso das bebidas com cafeína e dos alimentos com muitos condimentos, picantes ou muito gordurosos.


—Refeições

Opte por fazer refeições mais pequenas e frequentes ao longo do dia, entre 5 a 6, em vez de três grandes. Durante as refeições, sente-se direita enquanto come, não tenha pressa, alimente-se devagar, pois quanto mais mastigar, menos trabalho o seu estômago precisa de fazer.


— Roupas

Evite vestir roupas que a façam sentir apertada em volta da cintura, pois pode aumentar a pressão nessa zona e contrair a barriga, piorando os sintomas da azia.


— Bebidas

Evite comer e beber ao mesmo tempo, pois deixa o estômago mais cheio. Opte por ingerir mais líquidos entre as refeições, em vez de durante.


— Sono

Evite deitar-se a seguir às refeições. É importante que não coma três horas antes de ir dormir, de forma a que o seu estômago possa começar a digerir a comida antes de se deitar. Opte por elevar a cabeça e os ombros enquanto dorme, pois pode evitar que o ácido gástrico suba durante o sono.


—Alimentos que a podem ajudar

Para aliviar os sintomas pode ainda optar por comer um iogurte, beber um copo de leite ou uma colher de sopa de mel em um copo de leite morno. Comer uma pastilha pode também ajudar, pois produz mais saliva, o que neutraliza o acido.


Sublinhamos que a leitura deste artigo não dispensa as recomendações e consultas com os profissionais de saúde. É importante que comunique os seus sintomas aos profissionais que a acompanham.
 

Acompanhe as redes da BabyLoop para conteúdo adicional!