A chegada de um irmão é um acontecimento importante na família porque altera a rotina de todos, especialmente se já existir uma criança lá em casa. É natural que os seus comportamentos alterem, sobretudo numa fase transitória de adaptação ao novo membro da família.
É necessária uma compreensão redobrada, uma vez que a atenção que iria apenas para ela, passou a ser repartida pelo bebé. Esta fase poderá ser particularmente difícil, visto que a criança poderá adotar as birras e ciúmes como forma de chamar a atenção dos pais.
Todavia, existem algumas medidas que poderá adotar para facilitar esta fase de adaptação ao bebé, nomeadamente:
1- Explique o que se está a passar
Ainda grávida, comece por explicar à criança que irá ter um/a irmão/ã, para que ela perceba as mudanças físicas da mãe e o porquê de estarem a acontecer. Caso seja necessário, poderá sempre usar imagens ou vídeos para que seja mais compreensível.
2- Evolva a criança
Vá envolvendo a criança ao longo da gravidez, na preparação e decoração o quarto do/a irmão/ã e a escolher o nome. Este contacto é essencial não só para se sentir envolvida, como também para se familiarizar com o novo membro que está prestes a chegar.
3- Atenção e amor partilhado
Na fase mais próxima ao nascimento do bebé, os pais devem explicar o que vai acontecer após o nascimento. Que nos primeiros meses o bebé precisará de muita atenção por parte dos pais, sobretudo da mãe. Deve ser reforçado o facto de os pais gostarem muito da criança e que o amor que sentem por ela não vai diminuir com a chegada do/a irmão/ã.
4- Tarefas
Para se sentir mais envolvida com a chegada do/a irmão/ã, atribua-lhe pequenas tarefas, conforme as suas capacidades. Ajudar nos cuidados do irmão, como mudar a falda, dar banho ou pegar-lhe ao colo, são algumas das tarefas onde a poderá incluir.
5- Momentos
Apesar de as rotinas mudarem após o nascimento, a criança deve continuar a fazer as atividades que já fazia antes, como brincar com os pais. É igualmente importante que ela continue a ter momentos exclusivos com os pais, para que não sinta tanto esta mudança.