Os enjoos são muito frequentes, sobretudo no primeiro trimestre da gravidez. Segundo o
American Pregnancy Association, são sentidos por cerca de 70% das mulheres durante o período gestacional. Apesar de serem apelidados como “enjoos matinais”, podem acontecer a qualquer altura do dia. Em alguns casos, as gestantes podem sentir-se enjoadas o dia todo e o desconforto pode afetar a sua rotina.
Sublinhamos que todos os casos são diferentes, pelo que estes métodos devem ser adaptados ao seu sempre com o acompanhamento médico.
Causas
Não existe nenhuma informação clara sobre as causas dos enjoos, no entanto,
sabe-se que poderá estar relacionado com as alterações hormonais. A produção da hormona gonadotrofina coriónica humana (HCG), também conhecida como hormona da gravidez, começa assim que o
óvulo fertilizado se fixa ao revestimento uterino. Para além da hormona HCG, o aumento dos níveis de estrogénio, no início da gestação, também pode contribuir para o enjoo.
Duração
Apesar de não existir um período específico para o aparecimento deste sintoma,
estima-se que se possa manifestar por volta das 4-8 semanas de gestação, prolongando-se até às 13-14 semanas. A sua duração varia de caso para caso, podendo surgir mais cedo e/ou prolongar-se durante mais tempo.
O que fazer para prevenir e aliviar os enjoos?
Não existe nenhum tratamento rápido e eficaz, pois todas as gestações são diferentes, assim como a manifestação dos sintomas. No entanto, existem alguns cuidados que pode aplicar no seu quotidiano, para ajudar a prevenir e aliviar os seus enjoos. Estes aplicam-se apenas em casos moderados, caso tenha sintomas mais fortes deverá aconselhar-se junto dos profissionais de saúde que a acompanham.
• Prevenir
A sua alimentação pode influenciar a forma como o seu corpo se manifesta. Por isso, é importante que faça uma seleção cuidada, tendo preferência por alimentos mais leves, secos, ricos em proteína e com baixo teor de gordura, que sejam fáceis de digerir. Evite alimentos mais gordurosos ou com muitos condimentos.
Os alimentos e cheiros que lhe provoquem enjoos devem ser evitados. Caso se sinta enjoada com o cheiro da comida quente, opte por basear a sua alimentação em comidas frias, sempre que possível.
A ingestão de bebidas — sem cafeína — várias vezes ao dia, pode ajudar a prevenir os enjoos. Pode optar por beber mais líquidos entre as refeições e menos durante.
• Aliviar
Faça refeições mais pequenas, de menor quantidade, e frequentes ao longo do dia, com alimentos simples como o pão, arroz, batata, entre outros. Estas permitem que o seu estômago não fique vazio, de forma a não piorar a situação.
É igualmente importante que tenha um snack perto da sua cama para comer quando acordar, evitando que se levante de estômago vazio.
O stress e o cansaço podem causar uma reação física no corpo, agravando o mal-estar sentido pelas gestantes. Por isso, é importante que se deite e tente repousar sempre que se sentir cansada.
Apanhe ar fresco e mantenha as áreas bem ventiladas, abrindo as janelas das divisões onde se encontra. Caso isso não seja possível, opte por fazer uma caminhada diária ao ar livre.
Está comprovado pelo Amercican Pregnancy Association que o gengibre e o limão podem ajudar a aliviar a sensação de mal-estar. Por isso, sempre que for possível, tenha preferência bebidas que contenham a presença destes dois alimentos.
Caso nenhum dos métodos acima funcione com o seu caso específico e os enjoos persistam, deverá marcar uma consulta com o médico que a acompanha e expor a situação.