Bebé a brincar
Tem crianças? DGS deixa recomendações sobre saúde mental em isolamento
April 20, 2020
Mãe e filho a lerem
A importância da leitura
April 24, 2020

COVID-19: Medidas a adotar em casa

Crianças a lavar as mãos
Uma das principais medidas para impedir a propagação do Novo Coronavírus é ficar em casa, em Isolamento Social e sair apenas quando é estritamente necessário. Contudo, existem ainda outras rotinas, aconselhadas pela Direção-Geral da Saúde e pela DECO PROTESTE que poderá adotar em sua casa. Nomeadamente, rotinas de limpeza e desinfeção, de forma a protegê-la do exterior, minimizando o risco de contaminação.


— Quando chega a casa

A primeira coisa que deve fazer é determinar uma “área suja”, onde coloca o calçado e a roupa que trouxe do exterior. Essa área deve ficar na entrada, se possível, para evitar levar os objetos contaminados para o resto da casa e para ser mais fácil de os retirar. Coloque a roupa a arejar no exterior ou para lavar, nunca a coloque imediatamente no roupeiro ou nas gavetas. É igualmente importante que desinfete o telemóvel, as chaves e as mãos antes de passar para a “área limpa”.
 

— Antes de limpar

Antes de limpar devem ser lavadas as mãos com água e sabão e depois proceder à colocação das luvas e roupa protetora, que deve ser imediatamente colocada para lavar no final.


— Limpeza e desinfeção

A melhor forma de proteger a sua casa é garantir uma limpeza correta com os produtos adequados, seguindo as instruções:
1. Primeiramente, lavar com água e detergente;
2. Aplicar a lixívia diluída em água, seguindo a seguinte proporção: por cada 4 litros de água, aplicam-se 5 colheres de sopa de lixivia;
3. Deve deixar atuar durante 10 minutos;
4. Por fim, enxague apenas com água quente e deixe secar ao ar.

Após a limpeza existem ainda alguns equipamentos e mobiliário que podem ser desinfetados com toalhetes humedecidos com desinfetante ou álcool a 70ºC. É igualmente importante que abra as portas e janela da casa para deixar circular o ar e, por sua vez, arejar as divisões da casa.

Produtos que deve usar

• Detergente e água;
• Lixívia;
• Álcool isopropílico ou isopropanol (com, pelo menos, 70% de álcool).

Produtos que não deve usar

• Desinfetante manual caseiro;
• Vodka;
• Vinagre branco.

Nunca misture a lixívia com amoníaco ou qualquer outro detergente alcalino.

Superfícies de maior contacto

Lembre-se que as superfícies de contacto frequente devem ser limpas com maior regularidade, nomeadamente:
• Mesas e cadeiras;
• Maçanetas;
• Corrimões;
• Puxadores;
• Interruptores de luz;
• Torneiras;
• Botões de elevadores.

a) Casa de banho

As instalações sanitárias devem ser lavadas e desinfetadas com um produto de limpeza misto, ou seja, que contenha em simultâneo detergente e desinfetante na composição, por ser de mais fácil e rápida aplicação e ação. Comece pelas superfícies de maior contacto, os lavatórios, torneiras e ralos. De seguida, o mobiliário, a banheira ou chuveiro, a sanita e o bidé. Finalize sempre com a lavagem do chão.

b) Cozinha

Na cozinha, deve lavar as louças na máquina ou à mão com água quente e detergente de lavar louça. De seguida, limpe e desinfete armários, bancadas, mesa e cadeiras, sem esquecer os puxadores dos armários e das portas, assim como a torneira, o lavatório e o ralo. No final, lave o chão e deixe-o secar ao ar.

c) Roupa

Quando for colocar a roupa suja no cesto, evite sacudi-la, enrolando-a no sentido de dentro para fora, fazendo um “embrulho”. A roupa normal, de cama e toalhas devem ser lavadas na máquina, à maior temperatura possível, idealmente, acima de 60º, utilizado detergente de máquina. Se possível, a utilizar máquina de secar a roupa e o ferro na maior temperatura que o material possa aguentar.

Não se esqueça de lavar sempre as mãos no fim de cada tarefa de limpeza.

— Resíduos

Enquanto estiver em isolamento social ou em quarentena, os resíduos também devem merecer cuidados especiais.
1. Comece por usar proteção adequada, com luvas de uso único, de forma a reduzir o risco de contaminação.
2. Certifique-se que o saco estará cheio apenas até 2/3 da sua capacidade. Feche-o bem com dois nós bem apertados e, se possível, um adesivo ou um atilho.
3. Depois de estar bem fechado, esse saco deverá ser colocado dentro de um segundo saco, seguindo o mesmo procedimento — dois nós bem apertados e, se possível, um atilho ou um adesivo.
4. Coloque os sacos no contentor coletivo de resíduos (no seu prédio ou na sua rua).
5. Retire as luvas no sentido de dentro para fora, sem tocar na parte de fora, colocando-as no novo saco de plástico para os resíduos. 6. Lave bem as mãos com água e sabão, durante pelo menos 20 segundos.

Lembre-se que, com a devida prevenção, reduz o risco de contaminação e estará a proteger-se a si e aos que estão ao seu redor.
 

Acompanhe as redes da BabyLoop para conteúdo adicional!