Quando o recém-nascido chega da maternidade, existe uma nova fase de adaptação da família; não só pela chegada do novo membro, como também pela alteração de rotinas e prestação de cuidados. A higiene do bebé é uma parte muito importante que engloba desde a muda da fralda, até às unhas do bebé.
O Banho
Para eliminar a sujidade do bebé, é importante que lhe dê banho duas a três vezes por semana, tal como a Dra BabyLoop mencionou em
“Os primeiros dias do bebé em casa”.
No recém-nascido, o banho não deverá durar mais de 5 minutos, pelo risco de arrefecimento. É um momento relaxante, por isso, recomenda-se que seja ao final do dia, para também ajudar o bebé a dormir melhor.
Antes do banho certifique-se que:
• A água tem uma temperatura de 36/37ºC, poderá verificar através da utilização de um termómetro.
• O gel para o banho tem um pH neutro, sem perfume nem detergente.
• Prepare a toalha de banho, a muda de roupa completa e a fralda previamente, evitando que o bebé apanhe frio durante esse tempo.
Muda da Fralda
A higiene do bebé é muito importante na região da fralda pois, tal como já foi falado anteriormente em
“Como mudar a fralda do bebé?”, permite evitar as assaduras.
Umbigo
Segundo a
Cuf, a higiene do umbigo do bebé previne o desenvolvimento de infeções e é importante que seja feita diariamente.
Para o limpar deverá utilizar água morna, com um sabão suave, não perfumado, e com pH neutro. No final, limpe com uma toalha limpa ou uma compressa esterilizada.
Cordão Umbilical
No caso dos bebés recém-nascidos, é natural que ainda tenham o cordão umbilical, que os manteve alimentados durante a gravidez. À medida que o tempo passa, ele seca e acabará por cair nas primeiras semanas de vida.
Para isso, deverá ser mantido limpo e seco, preferencialmente, fora da fralda para evitar que seja comprimido.
As Unhas
De acordo com a
Cuf, para evitar a sujidade e os arranhões, as unhas do bebé deverão manter-se curtas. Poderá cortá-las através de uma tesoura de pontas arredondadas ou um corta-unhas para bebés.
Caso se trate de um recém-nascido, evite cortá-las e dê preferência a limar as unhas através de uma lima de cartão, evitando o risco de traumatismo.
Sublinhamos que a leitura deste artigo não dispensa as consultas e recomendações dos profissionais de saúde.