Doutora Marta Mesquita
Amamentação: Duração, Frequência e Conservação
February 27, 2020
Mulher grávida
Direitos das Mulheres Grávidas
March 6, 2020

Cuidados de segurança a ter em casa com o seu bebé

Bebé a dormir
 
Nos primeiros tempos de vida do bebé, os papás devem adquirir e manter alguns hábitos que permitam antecipar situações que possam colocar o bebé em risco. É importante que o bebé esteja sempre sob a vigilância de um adulto, de forma a evitar danos ou acidentes inesperados. Para isso, enumeramos alguns cuidados que deve ter com o seu bebé em casa, nomeadamente:

1. Evitar Quedas

Nunca deixe o bebé sozinho no banho, deitado em cima de uma cama, muda-fraldas, sofá, bancada ou mesa, sem proteções. Nestas situações, deverá estar alerta e nunca deixar o seu bebé sem a vigilância de um adulto.

2. Cama

A cama do bebé deve ter grades protetoras e um colchão firme, adaptado ao tamanho da cama, de forma a evitar que fiquem espaços entre o colchão e as grades. Certifique-se sempre que deita o seu bebé de costas, ou seja, de barriga para cima, sem almofada e com os pés a tocarem o fundo da cama, para evitar que este escorregue para o fundo da cama e fique debaixo da roupa. Evite ainda que a roupa cubra a cabeça do bebé e deixe os braços por cima da roupa.

3. Risco de Asfixia

­ — A cabeceira da cama deve ser elevada a 30º.
­ — Evite colocar almofadas, fraldas de pano, brinquedos, laços, fitas ou fios dentro da cama.
­ — Não deite o bebé com babete ou com as fitas para agarrar a chupeta.
­ — Mantenha a cabeça do bebé descoberta enquanto ele dorme.
­ — Aconchegue o bebé com a roupa da cama, que deve ficar ao nível do tronco e presa debaixo do colchão.

4. Prevenção de Queimaduras

O quarto do bebé deve estar a uma temperatura amena, por volta dos 20º. Deve evitar colocar fontes de calor junto à cama do bebé, de forma a prevenir o calor excessivo junto do mesmo.
Antes de começar a dar o banho ao bebé verifique sempre a temperatura da água. Do mesmo modo, deve verificar sempre a temperatura do leite no biberão antes de o dar ao bebé, entornando uma gota no pulso. Não utilize o micro-ondas para aquecer o leite do seu bebé, pois o biberão pode estar morno, mas o leite a ferver.
Por fim, deve ainda evitar cozinhar ou beber líquidos quentes com o bebé ao colo.

Para casos mais específicos, informe-se sempre junto do seu médico ou pediatra para os cuidados a ter em casa.
 

Acompanhe ainda as redes da BabyLoop para conteúdo adicional!