Menina na Praia
Férias em Segurança: Medidas a adotar nas praias e piscinas
July 30, 2020
BEBÉS Seguir Bebés que passam mais de 10 horas em creches sujeitos a ‘stress’ crónico e doenças futuras
August 3, 2020

Dicas para a Amamentação

Mãe e bebé
 
A amamentação é um processo evolutivo de aprendizagem e adaptação tanto para o bebé como para a mãe. O leite materno é considerado pelo Serviço Nacional de Saúde, o melhor alimento para o bebé, adaptando-se exatamente às necessidades nutricionais do bebé nas diferentes etapas de crescimento.

A sua composição, à medida que o bebé cresce, pode prevenir doenças como as infeções, obesidade e diabetes, sendo esta uma vantagem exclusiva do leite materno. Está sempre pronto e à temperatura ideal.


1 – Boas práticas

Amamentar requer aprendizagem, que lhe pode ser facultada pelos profissionais com formação para tal. Segundo as boas práticas recomendadas pelo Serviço Nacional de Saúde (SNS), deverá colocar o bebé de frente para a mama (barriga com barriga), mantendo a cabeça do bebé alinhada com o resto do corpo, com o nariz ao nível do mamilo e estimular a abertura da boca.


2 – Como devo amamentar?

Se der de mamar sentada, as suas costas devem estar direitas e apoiadas assim como os braços. Os seus pés devem assentar completamente no chão. Se for possível, coloque uma almofada no colo para apoiar o bebé.

Caso dê de mamar deitada, opte por se deitar de lado, com uma almofada debaixo da sua cabeça e o ombro repousado na cama.


3 – Quando devo amamentar?

O leite materno deve ser oferecido em livre demanda, sempre que o bebé pedir, tal como foi referido pela Dra Babyloop anteriormente.

Dê de mamar sempre que o bebé apresentar sinais de fome e em horário livre. Quanto maior for o número de mamadas, maior a quantidade de leite produzida.


4 – Composição do leite

Na mesma mamada e no decorrer do tempo, a sua composição altera-se de acordo com as necessidades do bebé. Assim, sendo a composição do leite materno diferente do início ao fim da amamentação, só deve oferecer a segunda mama após esvaziar bem a primeira.


5 – Interromper a amamentação

Deve evitar interromper o processo de amamentação e deixar que seja o bebé a fazê-lo. Caso tenha mesmo de interromper, coloque suavemente um dedo na boca do bebé de modo a interromper a sucção.


6 – Extração do leite

Sempre que necessitar de ficar longe do seu bebé, pode extrair o leite com uma bomba para quem cuidar dele possa dar o seu leite num biberão. O leite materno pode ser extraído e conservado até 48 horas ou congelado durante semanas a meses, dependendo do tipo de congelador.


7 – Mamilos gretados

Enquanto amamentar, para prevenir os mamilos gretados, é recomendo que aplique 2 a 3 gotas de leite materno no mamilo e aréola, e espere que seque. Deverá fazê-lo após o banho ou depois de amamentar, lave-os apenas uma vez por dia no decorrer da sua higiene diária.


8 – Uso da chupeta

A Organização Mundial de Saúde (OMS) e a Unicef desaconselham o uso de chupeta no início do aleitamento materno. O seu uso pode prejudicar a adaptação inicial do bebé à amamentação, pelo que não deve levar chupeta para a maternidade.


9 – Mamas inflamadas

Caso sinta que as mamas estejam duras ou inflamadas, extraia um pouco de leite, manualmente ou com bomba, antes do bebé mamar, de forma a amolecer a mama à volta do mamilo.


10 – Amamentar durante a noite

Amamentar durante a noite aumenta a produção de prolactina, a hormona que faz com que as células secretoras produzam leite e a mãe se sinta relaxada e algumas vezes sonolenta. Assim, amamentar durante a noite é muito importante para manter a produção de leite.

Para além disso, o leite materno contém uma substância que, se permanecer na mama, atua como fator inibidor, levando a que as células deixem de o produzir. Se o leite materno for removido, o fator inibidor também é removido e, então, a mama produzirá mais leite.


Sublinhamos que a leitura deste artigo não dispensa as consultas e recomendações dos profissionais de saúde.


A amamentação tem muitos benefícios, tanto para a mamã como para o bebé. Conheça-os em Benefícios da Amamentação!
 

Acompanhe as redes da BabyLoop para conteúdo adicional!