Crianças portuguesas passam muito mais horas em frente aos ecrãs do que é recomendado
June 22, 2020
Sono do Bebé: Cuidados e Segurança
June 26, 2020

Dicas para um Arraial em Casa

 
A BabyLoop enumerou algumas dicas para que realize o seu próprio arraial. Em casa, em família, e mais importante, em segurança! Vamos fazer com que as casas de Portugal fiquem a cheirar a Lisboa e a sardinha!


Este ano não há Santos Populares?

Este ano, já sabemos que tudo vai ser diferente… As férias, as aulas, as brincadeiras e agora, os Santos Populares.

Não vai haver multidões nas ruas e não vai haver marchas… Mas vai haver festa! Porque se há algo que se mantém, é o espírito português!
 
Enquanto os bairros cantarem
Enquanto houver arraiais
Enquanto houver Santo António
Lisboa não morre mais

Arraial em Casa

Combine com a sua família todos os preparativos, desde a comida à música. Faça uma lista para ser mais fácil se orientar e divida tarefas entre todos, de modo a envolver os mais novos.


1. Comida

O primeiro item desta lista é algo que nunca falta numa festa de Santos Populares: comida. Afinal estamos a falar de uma casa portuguesa, com certeza!

Faça uma pequena lista do que mais gosta e prefere. A grande maioria irá começar pela sardinha, pelas fêveras e talvez entremeada (designada de entrecosto no Porto). Um caldo verde com a tão saborosa rodela de chouriço. E não se pode esquecer dos acompanhamentos, como por exemplo, a broa, pimentos, alface, tomate, entre outros.

Caso queira ter a experiência completa, opte pelo grelhador a carvão, e não se esqueça do abanador!


Para os mais pequenos

Se o seu filho ainda não terminou a diversificação alimentar, continue com a mesma. Para saber mais sobre a diversificação alimentar, consulte o blogpost da Dra. BabyLoop “Diversificação Alimentar"
Mesmo terminada e já tendo uma alimentação parcialmente ou igual à de um adulto, caso surja alguma dúvida, aconselhe-se sempre com o seu médico primeiro.

Relembramos que, a sardinha é um peixe com muitas espinhas, por vezes difíceis de encontrar, é necessário um cuidado redobrado quando se trata de uma criança.


Se está grávida

Se está grávida, continue o seu regime alimentar e evite os enchidos e fumados, alimentos com excesso de sal e carne e peixe mal cozinhados. Pode consultar a lista completa dos alimentos a evitar durante a gravidez, aqui.


2. Bebida

Um arraial tipicamente português tem sempre o vinho ou a sangria como acompanhamento, cerveja e, por vezes, sumos. Apesar de estar em casa, beba sempre com moderação, nomeadamente com crianças por perto.


Para os mais pequenos

A Direção Geral da Saúde recomenda que o consumo de água seja promovido em detrimento do consumo de bebidas açucaradas, tais como: refrigerantes, néctares e sumos de fruta. Estes são dos produtos alimentares que mais contribuem para a ingestão de açúcar nas crianças e adolescentes.


Se está grávida ou a amamentar

Se está grávida ou a amamentar deve evitar todo o tipo de bebidas alcoólicas, doces ou energéticas.


3. Decoração

As decorações dos Santos Populares alegram as ruas das cidades portuguesas durante semanas. Cada arco, cada luz… Cada sorriso!
Recicle decorações de anos anteriores e aproveite materiais que tenha em casa para fazer os seus próprios adereços, sempre que possível, com a ajuda e criatividade dos seus filhos!


Para fazer em casa

Estas são algumas das ideias de decoração que consegue fazer em casa:
I. Grinaldas
II. Balões de São João
III. Arcos dos Santo Populares
IV. Manjericos
V. Sardinhas de papel ou cartolina, decoradas e pintadas
Com estes adereços, pode criar um mural de sardinhas em sua casa, decorar os seus corredores com arcos, balões pendurados no teto…


4. Animação

Animação nunca falta, nem vai faltar!
Todos os anos, as marchas trazem ainda mais cor a Portugal. Este ano é em sua casa e na do vizinho!

Atualmente, através de uma pesquisa rápida na internet, é fácil alegrar o ambiente com alguma música e alguma dança!
Músicas como “Lá vai Lisboa”, “Noite de Santo António”, “Cheira a Lisboa” e “São João Bonito”?

Recomendações

Lembre-se: ainda estamos a meio de uma batalha contra a COVID-19. Evite ajuntamentos, mesmo permanecendo em casa. Se possível, mantenha este arraial o mais íntimo possível, apenas com quem já permanece diariamente no seu lar. E não se esqueça, os avós, os tios, os primos, os padrinhos, estão todos à distância de uma chamada!
 


Acompanhe as redes da BabyLoop para conteúdo adicional!