Médica Pediatra
O bebé prematuro
November 19, 2020
Sala de brinquedos
Governo define condições sobre comparticipação das creches
November 30, 2020

Estratégias para estimular a fala

Bebé a gatinhar
 
Falar e compreender são competências importantes, pois permitem que qualquer ser humano consiga comunicar. As primeiras palavras de um bebé surgem, geralmente, entre os 12 aos 18 meses. A linguagem é algo que os bebés adquirem naturalmente, contudo existem algumas estratégias que pode fazer em casa para ajudar a estimular a fala.


— Imitação

Imite os sons que o bebé está a fazer, assim ele irá perceber que a está a ouvir e que aprova. Do mesmo modo, também o incentiva a imitar os seus sons e, posteriormente, desenvolver tipos de linguagem mais complexos.

Reproduza sons como “ma”— de mamã — ou “pa” —de papá— e tente que o seu bebé os repita. Ensine-o e repita-o em voz alta para mostrar que entendeu. Use gestos, como acenar ou apontar e se ele estiver a apontar para o biberão, por exemplo, pergunte-lhe se ele quer o biberão.


— Alargar e Corrigir

Quando a criança disser algo que não está bem, tente corrigi-la para que ela perceba como pode melhorar. Assim, poderá também alargar o número de palavras por frase. Por exemplo, quando disser: "Mamã", diga: "A mamã está aqui. Onde está o bebé? Aqui está ele."


Evite usar linguagem negativa

Na comunicação com o seu filho, tente não dizer frases como “Não é para aí que essa peça vai” ou até mesmo quando ele estiver a pintar “O sol não é azul”. Dado que o objetivo é encorajar a comunicação, opte por eliminar a negatividade nas frases, de forma a incentivá-lo a fazer melhor. Para além disso, todos nós respondemos melhor a estímulos positivos.


— Faça perguntas

Faça-lhe perguntas que despertem uma conversa no qual possa ser desenvolvida a linguagem e interpretação, nomeadamente, qual o seu nome ou o que gosta de brincar.

Opte ainda por fazer perguntas com uma escolha, por exemplo, “Gostas de maçã ou de pêra?”. Poderá incluir palavras novas para ele aprender. Inclua também imagens durante o processo como, por exemplo, livros com desenhos. Assim, poderá perguntar-lhe quais são os objetos ou animais das imagens. Sempre que a criança não souber, diga-lhe a resposta certa e peça para ele repetir a palavra.


— Leia para a criança

Leia para o seu bebé, privilegiando os livros coloridos e com grandes imagens. Não necessita de ler a história tal como ela está escrita. Pode estimular a comunicação da criança de diversas formas: com perguntas, enquanto aponta para uma imagem, ou quais os sons dos animais. Pode ainda perguntar as cores caso já consiga fazer a distinção.


Sublinhamos que a leitura deste artigo não substitui as recomendações e consultas com os profissionais de saúde.

 

Acompanhe as redes da BabyLoop para conteúdo adicional!