A alimentação tem um papel fundamental no crescimento das crianças, pois é neste período que se moldam os seus gostos e preferências alimentares. Na infância, os pais são um modelo para os mais novos, que os tentam imitar. Por isso, e neste período em que as crianças passam mais tempo em casa, é importante que os pais assumam o papel de agentes promotores de uma alimentação saudável.
Para os ajudar nesta tarefa~, enumerámos, algumas regras aconselhadas pela
Direção Geral da Saúde, que deve ter em conta:
1- Fruta e Hortícolas
Apesar de as hortícolas serem muitas vezes rejeitadas pelos mais novos, a presença desses alimentos e da fruta em quantidades certas são essenciais para uma alimentação saudável. É importante que inclua a sopa no início das refeições, bem como duas a três peças de fruta por dia.
No caso de as crianças rejeitarem estes alimentos, sobretudo as hortícolas, pode sempre apresentá-los de uma forma criativa, apelando à diversidade das cores dos alimentos, por exemplo.
2- Água Vs Bebidas Açucaradas
As bebidas açucaradas tendem a ser umas das principais formas das crianças ingerirem açúcar. É importante reduzir o consumo dessas bebidas e incentivar o consumo de água ou bebidas sem açúcar, como as águas aromatizadas. Dê a conhecer novas bebidas às crianças que sejam saudáveis e igualmente saborosas.
3- Snacks
Muitas vezes, estar em casa pode ser sinónimo de comer mais, sobretudo snacks hipercalóricos. Para controlar o consumo excessivo desses alimentos, substitua-os por snacks mais saudáveis e igualmente apetitosos, como as peças de fruta.
4- Leite e Derivados
O leite e derivados são alimentos importantes para o crescimento das crianças, pois são uma fonte de cálcio e vitaminas. Contudo, a quantidade diária ingerida pela criança não deve ser excessiva.
É igualmente importante que escolha os produtos lácteos com menor quantidade de açúcar. Lembre-se que pode sempre acrescentar pedaços de fruta em casa, assim como fazer batidos.