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A importância do sono no bebé

Bebé a dormir
 
O sono reparador é essencial para uma vida saudável, pois é um momento de recuperação física e psíquica. A privação do sono tem consequências na qualidade de vida. É importante respeitar o ritmo do sono, sobretudo o do bebé, pois enquanto dorme, o bebé produz hormonas de crescimento e ativa a sua memória e as suas capacidades de aprendizagem.


Sono-vigília

O sono do bebé é, na maioria das vezes um desafio para as famílias. Até aos 4 a 6 meses, os bebés podem chegar a dormir cerca de 18 a 20 horas por dia. O sono divide-se em períodos curtos, de três a quatro horas, o chamado sono-vigília, não distinguindo o dia da noite. Após essas horas o bebé está desperto para alimentação e respetivos cuidados.
Cada bebé tem o seu padrão de sono, dependendo do seu temperamento e do ambiente que o envolve e é importante respeitar o seu ritmo do sono. À medida que o bebé cresce, os seus padrões de sono mudam e ele adapta os seus ciclos aos dos pais, passando a estar mais ativo e desperto durante o dia e dormir períodos maiores durante a noite.


Ciclos de Sono

Tanto o sono dos bebés, como o dos adultos organiza-se em ciclos. Cada ciclo tem diferentes fases, desde um sono mais superficial, até um sono mais profundo.
Na transição dos ciclos podem ocorrer pequenos despertares que pode significar um acordar a meio da noite a pedir pela prestação de cuidados por parte dos pais, por exemplo, a muda da fralda.
Ao longo do crescimento do bebé, é normal existirem períodos nos quais poderá haver perturbação do padrão de sono habitual. Desde as alterações do ritmo do sono, até às alterações na rotina ou do ambiente onde está, como a luminosidade do quarto ou mudanças de temperatura.


Padrões de Sono

Para estabelecer padrões de sono, de forma a que o bebé tenha um sono tranquilo e saudável, é importante ter alguns cuidados e criar algumas rotinas, nomeadamente:

• Mantenha a iluminação natural e os ruídos normais da casa, para que o bebé se adapte.
• A temperatura média do quarto deve ser entre os 18C e os 20C.
• O bebé deve ser deitado de costas na sua cama.
• Evite que o bebé durma na cama dos pais pelo risco de asfixia.
• Não interfira nos padrões de sono do bebé — manter o bebé acordado mais tempo durante o dia, não faz com que ele durma mais durante a noite.
• Evite adormecer o bebé ao colo. Deite-o quando estiver sonolento, mas acordado, de forma a que ele possa aprender a adormecer sozinho, sem a ajuda dos pais.
• Não responda de imediato se o bebé se mexer, pois pode estar a sonhar.
• À noite, mantenha apenas uma luz de presença.

Rotinas

• Mantenha horários regulares de refeições e sestas durante o dia.
• Evite atividades estimulantes nos momentos que antecedem o deitar.
• Tenha uma rotina de adormecer consistente, que se repita diariamente.
• Reforce a autonomia no momento de deitar o bebé, para o estimular a adormecer sozinho.
• Evite que o bebé adormeça a ser alimentado, para que não associe a alimentação ao sono.
• Nos pequenos despertares do bebé espere um pouco para que ele tenha oportunidade de voltar a adormecer sozinho.
• Quando for preciso prestar cuidados ao bebé durante a noite, como alimentar ou mudar a fralda, faça-o com a luz diminuída, de forma calma para que ele perceba que é o momento de dormir.

 

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