Pai e filho
Os Rituais na Hora de Dormir São Importantes Para as Crianças – e Para os Pais
December 7, 2020
Crianças na escola
O que está a proteger as crianças da Covid-19?
December 14, 2020

O Período Fértil no Ciclo Menstrual

Teste de gravidez
 
Todas as mulheres têm um ciclo menstrual. Este pode aparecer na pré-adolescência ou adolescência, com a puberdade, e durar até à menopausa, idade em que o período para. A partir do momento em que aparece a sua primeira menstruação, todos os meses, o corpo prepara-se para a fecundação. Contudo, se estiver a tentar engravidar, é importante conhecer o ciclo, perceber o que acontece com o seu corpo e qual é a altura do mês mais propícia para tentar.


O que é?

O ciclo menstrual é o período que ocorre desde o primeiro dia de menstruação de uma mulher até ao primeiro dia da menstruação seguinte. Os ciclos podem durar entre os 21 e 40 dias, consoante o caso e os ciclos, mais longos, regulares ou curtos.


Como funciona?

Durante este período, o ciclo menstrual é controlado por hormonas e os elevados níveis de estrogénio fazem com que o ovário se desenvolva e seja libertado um óvulo, durante o processo de ovulação. Neste processo, o revestimento do útero começa a engrossar e a progesterona ajuda o útero a preparar-se para a implantação de um embrião.

O ovo percorre as trompas de falópio, onde pode ser fertilizado. Se a gravidez não se suceder, o ovo volta a ser absorvido pelo corpo. Os níveis de estrogénio e progesterona caem, resultando na descamação do revestimento do útero, através da perda cíclica de sangue vaginal.

O tempo entre a liberação de um óvulo e o início da menstruação é de cerca de 10 a 16 dias, sendo que a menstruação pode durar entre 2 a 7 dias.

 

Quando é que a mulher está mais fértil?

Apesar de a mulher poder engravidar em qualquer altura do ciclo, a probabilidade é maior durante a ovulação — quando o óvulo é libertado do ovário —, no chamado período fértil. Num ciclo normal, este período começa 14 dias antes da menstruação.

Porquê?

Os ovos depois de libertados têm um período muito curto de vida, em que só podem ser fertilizados pelo espermatozoide entre 1 a 3 dias após terem sido libertados do ovário. Contudo, os espermatozoides podem ser fertilizados até 5 dias no interior do útero, podendo existir uma fecundação sem que a relação sexual tenha acontecido durante o período fértil, tendo ocorrido antes.


Como calcular os dias?

O ciclo menstrual começa no primeiro dia da menstruação, deste modo, pode-se contar o número de dias a partir do primeiro até ao dia que antecede o próximo ciclo. Por exemplo, se tiver um ciclo de 28 dias, basta calcular 28-14=14, o que significa que deverá ovular ao 14º dia.

Para a ajudar, poderá apontar os dias no calendário ou utilizar um dos aplicativos disponíveis — para sistemas android e iOS — que permitem fazer o registo do seu ciclo.

Para ter um cálculo mais assertivo, deverá ser seguida e acompanhada por profissionais de saúde que a poderão ajudar neste processo, tendo em conta o seu caso específico.
 
Sublinhamos que a leitura deste artigo não dispensa as consultas e recomendações dos profissionais de saúde.

Para obter mais informações, poderá consultar as fontes oficiais nas hiperligações do texto.

 

Acompanhe as redes da BabyLoop para conteúdo adicional!