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Recuperação pós-parto

Mãe a dar de mamar ao bebé
 
Após o parto, é normal que a preocupação dos pais vá para o novo membro da família, com a criação de novas rotinas e a aprendizagem das novas tarefas de cuidar do bebé. No caso da mulher, para além de todas as rotinas que são agora novas para si, terá também de se preocupar com a sua recuperação pós-parto. Cuidados com os pontos, alimentação e amamentação são algumas das suas preocupações.
Sublinhamos que a leitura deste artigo não substitui as consultas ou conselhos dos profissionais de saúde que a acompanham.


Puerpério

Segundo a Direção-Geral da Saúde, o período de recuperação começa imediatamente a seguir ao nascimento do bebé. Esse período é designado de puerpério e prolonga-se durante cerca de seis semanas. Nesta fase é importante avaliar o estado de saúde da mãe e do bebé, bem como a sua adaptação a este novo papel, sendo que os objetivos principais durante esta fase consistem em:
— Avaliar o bem-estar físico, emocional e social da mulher, do bebé e da família.
— Corrigir e tratar das situações de dificuldade ou desvio da normalidade durante esta adaptação.
Para isso, é importante que frequente as consultas com o seu médico e peça ajuda sempre que necessário. É uma fase nova que requer uma grande adaptação e que nem sempre é fácil.


Cuidados com os pontos

Deve lavar bem a zona com água e deixar secar bem após a higiene, pois é uma zona muito delicada, que precisa de alguns cuidados e vigilância. Caso sinta que algum ponto está mais doloroso e/ou inchado, deve pedir a observação e ajuda de um profissional de saúde. É igualmente importante que mude o penso várias vezes ao longo do dia e que coloque gelo entre 3 a 4 vezes por dia, durante 10 minutos, para diminuir o inchaço dessa zona.


Incontinência Urinária

A incontinência urinária é um problema que pode afetar as mulheres no pós-parto e que dificulta a sua recuperação. Depois de meses a suportar a barriga de grávida e do esforço durante o trabalho de parto, é natural que os músculos se encontrem enfraquecidos e não sejam capazes de suster a saída da urina. A incontinência é comum nos primeiros dias após o parto e, apesar de ser natural a sua recuperação nas semanas seguintes, existem alguns cuidados que pode ter em consideração, nomeadamente:
• Evitar a ingestão de álcool e de café;
• Evitar a ingestão de comidas picantes;
• Manter o trânsito intestinal o mais reduzido possível.


Atividade física

O exercício físico pós-parto ajuda na recuperação do corpo e promove a sensação de bem-estar. Assim que seja seguro para a mãe, em termos físicos e médicos, depois de as rotinas estarem estabelecidas e a mãe já se sentir adaptada a esta nova realidade, poderá retomar a sua atividade física. É importante que se aconselhe primeiro com o seu médico para saber se é seguro para si e que tipo de exercícios pode fazer.


Amamentação

No que diz respeito à recuperação pós-parto, a amamentação também permite que o útero regresse mais depressa ao estado anterior ao da gravidez. Durante a amamentação é libertada a hormona da oxitocina, que é responsável por este processo. Para além disso, a energia gasta na produção de leite ajuda a mãe a perder peso mais rapidamente, sobretudo, quando se estende além dos três meses.


Alimentação

Durante o período, deve alimentar-se e hidratar-se bem, sobretudo se estiver a amamentar. Não deve fazer restrições alimentares e deve evitar estar mais de três horas sem se alimentar. Se estiver muito tempo sem comer, diminui a produção de hormonas da saciedade e acaba por consumir alimentos mais calóricos.
Se estiver a amamentar, deve incluir mais um ou dois snacks por dia e evitar alimentos que lhe causem mal-estar, nomeadamente, gastrointestinal. Deve ainda evitar as bebidas muito estimulantes como o café e alguns chás. O consumo de bebidas alcoólicas não é recomendado durante o período da amamentação.
 

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