Crianças na creche
Apenas 30,6% das crianças regressou ao pré-escolar
June 8, 2020
Crianças no jardim
Covid-19. Crianças regressam esta segunda-feira aos ATL
June 15, 2020

Regressão do sono do bebé

Bebé a dormir
 
Ao longo do crescimento e desenvolvimento do bebé, é normal que os seus padrões de sono vão sofrendo algumas alterações. A regressão do sono pode ser consequência dessas alterações e apesar de ser difícil reabituá-lo às rotinas, é importante perceber as suas causas.


Ciclos

Tal como já foi referido anteriormente, o bebé necessita de dormir entre 18-20 horas por dia. Os ciclos de sono são divididos em períodos de 1-4 horas de sono, nos primeiros 6 meses de vida, sendo que acorda apenas quando precisa de cuidados. À medida que se desenvolve, começa a ficar mais desperto durante o dia e passa a dormir mais horas durante a noite.

Cada ciclo tem diferentes fases, desde um sono mais superficial, até um sono mais profundo. É natural que tenha pequenos despertares entre os ciclos. Contudo, na maioria das vezes, não é necessária a intervenção dos pais para voltar a adormecer.


Regressão

Quando o padrão do sono da criança sofre algum tipo de alteração, é normal que exista uma regressão do sono. Estas alterações são comuns ao longo do crescimento e desenvolvimento da criança, para além de que são transitórias.

Comece por entender quais as possíveis causas que, segundo a CUF, poderão alterar o padrão de sono:

• Ritmo

Entre os 4 e os 6 meses, o bebé adquire um ritmo de sono diferente, mais semelhante ao dos adultos, e passa a estar mais desperto durante o dia e a dormir mais horas durante a noite.


• Desenvolvimento

É natural que exista uma perturbação do sono quando o bebé desenvolve uma nova competência como, por exemplo, começar a andar sozinho.


• Ansiedade

A ansiedade poderá ser outra causa associada à alteração do padrão o sono da criança. Geralmente, esta fase ocorre por volta dos 9 meses de idade, quando os pais retomam o trabalho ou as crianças começam a frequentar as creches.


• Rotinas

As rotinas são muito importantes para que a criança perceba quando é a hora de dormir. Quando são alteradas, é natural que exista uma perturbação no padrão de sono. Estes casos podem acontecer especialmente quando as famílias vão de férias em que, por norma, para além das rotinas, existe também a alteração da habitação.


Saiba como aplicar algumas medidas simples, de forma a restabelecer os padrões de sono do bebé, através do artigo “A importância do sono do bebé”.
 


Acompanhe as redes da BabyLoop para conteúdo adicional!