Grávida
Saúde oral durante a gravidez
August 14, 2020
Criança a andar de patins em família
Ficou sem Ideias Para Fazer Coisas Novas? Opte Pelo Tradicional
August 19, 2020

Saúde oral do bebé

Bebé a sorrir
 
A saúde oral dos bebés é bastante importante, pois é nessa fase que são criados os primeiros hábitos de higiene dentária e que nascem os primeiros dentes decíduos ou de leite, nome pelo qual são mais conhecidos. Estes irão acompanhar a criança até serem substituídos pelos definitivos e, segundo a Ordem dos Médicos Dentistas, requerem alguns cuidados.


— Erupção dos primeiros dentes

A erupção dos primeiros dentes pode causar algum incómodo e sintomas como o aumento de salivação, ansiedade, perda de apetite ou dificuldade em dormir. Conheça as recomendações da Dra BabyLoop para aliviar o desconforto do bebé no artigo.

Em casos excecionais, os bebés podem nascer com alguma dentição, os dentes natais. Por outro lado, alguns recém-nascidos podem também ter a erupção de dentes durante o primeiro mês de vida, os dentes neonatais.

Geralmente, os primeiros dentes decíduos, aparecem entre os 6-8 meses de idade. Até aos 2,5-3 anos de idade devem nascer cerca de 20 dentes temporários na boca da criança, podendo variar de criança para criança.


— Importância dos primeiros dentes

Os dentes de leite podem ter várias funções para o desenvolvimento normal das crianças, entre as quais:

• Estética;
• Mastigação;
• Manter espaço para os dentes permanentes;
• Fonética;
• Influência no crescimento dos maxilares;
• Respiração;
• Deglutição.

Os últimos dentes a serem substituídos não caem antes dos 11-12 anos, pelo que devem realizar as suas funções corretamente até então.


— Cuidados de saúde oral infantil

Os cuidados devem iniciar-se com conselhos pré-natais aos futuros papás sobre a importância de manter uma boa saúde oral. Devem ser vistos como a base para uma educação preventiva, de forma a proporcionar as condições normais para um bom crescimento, desenvolvimento e funcionamento.

Antes da erupção dos dentes, as gengivas do bebé devem ser limpas com uma gaze humedecida com água, pelo menos uma vez ao dia, preferencialmente à noite.


— Primeira consulta do bebé

A primeira consulta do bebé ao dentista deverá ser feita até ao primeiro ano de idade. Estas visitas servem para uma observação do estado de saúde oral da criança e informar os pais sobre atitudes preventivas, nomeadamente, detetar hábitos nocivos — como a utilização inadequada de biberão ou chupeta — e estabelecer um programa adequado ao do bebé.


— Os dentes temporários também devem ser restaurados?

A dentição primária pode ser afetada por cáries tal como acontece na dentição definitiva. Estes problemas dentários tendem a avançar rapidamente e afetar o tecido nervoso mais depressa que nos definitivos devido às características próprias dos primeiros dentes. Para além disso, a cárie é um processo infecioso e pode afetar a formação dos dentes decíduos, bem como a saúde em geral.

Sublinhamos que a leitura deste artigo não dispensa as consultas e recomendações dos profissionais de saúde.


 

Acompanhe as redes da BabyLoop para conteúdo adicional!