Ao longo da sua vida, a mulher deve dar sempre atenção à sua saúde oral, fazendo a sua higiene diariamente, de forma a prevenir doenças. Contudo, durante a gravidez, devido às alterações hormonais é natural que exista um agravamento dos problemas orais.
Para prevenir esse agravamento é importante que tenha cuidados acrescidos durante esse período, reforçando os seus hábitos de higiene.
Enfraquecimento dos dentes durante a gravidez
Segundo a
Ordem dos Médicos Dentistas, a gestação só por si não aumenta incidência de cáries, contudo isso não significa que não possa existir um agravamento das condições da má saúde oral.
Cálcio
O cálcio está presente nos dentes da grávida de forma estável e cristalina, não sendo possível a sua perda por circulação sistémica para o bebé.
Gengiva
Durante a gestação, devido a alterações hormonais, é natural que a gengiva possa doer e sangrar mais facilmente. A situação poderá agravar-se no caso de não existirem os cuidados adequados de higiene oral.
Hábitos
Segundo os
Lusíadas, os novos hábitos desenvolvidos durante o período gestacional também podem contribuir para o agravamento da saúde oral.
• Enjoos — os enjoos e vómitos, muito frequentes nesta fase, podem acelerar o desenvolvimento de problemas dentários;
• Alimentação — o facto de as grávidas comerem mais vezes durante o dia, em pequenas quantidades, leva a que a higiene nem sempre seja feita depois dessas refeições.
• Desejos — os desejos sentidos durante a gravidez podem levar as mulheres a comerem mais doces e, por sua vez, acelerar o desenvolvimento de cáries.
Como prevenir?
A melhor forma de prevenir o agravamento da saúde oral durante o período gestacional passa por fazer a higiene diariamente. Para isso, o
Serviço Nacional de Saúde (SNS) recomenda que os dentes sejam escovados após cada refeição ou, pelo menos, duas vezes ao dia.
Uma das escovagens dos dentes deverá ser à noite, antes de dormir, utilizando um dentífrico com flúor. A utilização do fio dentário é igualmente importante como complemento de uma boa higiene oral, pois permite chegar aos sítios onde a escova não chega. A sua utilização deverá ser feita uma vez por dia, preferencialmente, antes da escovagem da noite.
A saúde oral deve ser vigiada durante a gravidez, pois o acesso a consultas de medicina dentária e o apoio especializado de profissionais pode ajudar a resolver os problemas dentários. Para isso, o
SNS aconselha as mulheres a irem a uma consulta durante o segundo trimestre.
O SNS disponibiliza ainda cheques dentista para as consultas e respetivos tratamentos.