Retrato de um bebé
COVID-19: Mito ou Verdade?
April 1, 2020
Deco defende que Estado deve suportar custos das creches e que escolas privadas devem fazer descontos
April 6, 2020

Serões em Família

Família reunida a jogar
 
Na azáfama do dia-a-dia, entre viagens para o trabalho e recados para fazer, nem sempre era fácil arranjar tempo para tudo.
O isolamento social decretado no Estado de Emergência, obriga-nos a permanecer a maior parte do tempo dentro de casa. Por isso, e para ajudar a ocupar o tempo e entreter os seus filhos, enumeramos algumas atividades para aproveitar ainda mais o tempo em família.


1. Jogos de tabuleiro

Voltar aos jogos de tabuleiro pode ser uma boa ideia para entreter toda a família em casa. Jogos como Monopólio ou Cluedo podem durar horas a fio e garantem uma tarde bem passada!
 
 

2. Ouvir histórias e praticar a leitura

Esta pode ser uma daquelas atividades para fazer depois de almoço ou depois de jantar: estabelecer uma hora para todos se sentarem a ler ou a ouvir uma história, pode ajudar a acalmar os mais pequenos e prepara-os para dormir. A leitura é boa para estimular a fala, no caso das crianças mais novas, e para treinar a leitura, no caso das crianças mais crescidas.
Para o ajudar, o Plano Nacional de Leitura disponibiliza na sua plataforma online, uma biblioteca digital, onde poderá ter acesso a vários livros. Desfrute!
 
 

3. Sessões de cinema em casa

Aproveite este tempo livre para ver um filme ou série que ainda não tenha conseguido ver. Sente a família no sofá e faça a sua sessão de cinema em casa, com um bom balde de pipocas à mistura.
 
 

4. Atividade Física

Exercitar o corpo é crucial, sobretudo nesta altura de isolamento, onde as saídas de casa estão mais limitadas. Para a os adultos é perfeito para combaterem o sedentarismo do teletrabalho e para os mais novos é essencial para descarregarem as suas energias.
 
 

5. Artes manuais

É muito importante estimular a criatividade da criança, sobretudo nesta altura, em que não podem ir à escola. Atividades como desenhar ou pintar um quadro, brincar com plasticina ou até mesmo origami, ajudam a que esteja mais distraída ao mesmo tempo que trabalha a imaginação.
 
 

6. Cozinhar

As refeições são uma parte importante do dia, uma vez que é momento onde a família se junta à volta da mesa. Aproveite o tempo livre para experimentar novas receitas! Inclua os mais novos nas pequenas tarefas, como lavar os alimentos ou selecionar os ingredientes. É uma forma de se sentirem incluídos nas tarefas e, ao mesmo tempo, aprenderem a trabalhar em conjunto.
 
 


Conheça os outros temas abordados em Baby Stories!