Médica Pediatra
Constipações e Infeções Respiratórias Superiores
September 23, 2020
Criança a dormir
Sono em tempo de aulas: dicas para crianças e adolescentes segundo uma médica
September 28, 2020

Sonhos: Como podem afetar o sono?

Bebé a dormir
 
A qualidade do seu sono pode afetar diretamente o bem-estar físico e mental. Os sonhos são uma parte do ciclo e mesmo que não se lembre deles no dia seguinte, é natural que os tenha todas as noites. Isto acontece porque, quando está a dormir, a sua mente não desliga completamente — o cérebro continua ativo.


Ciclos do sono

O sono não é uniforme: é composto por vários ciclos, com quatro estágios cada. Ao longo da noite, uma pessoa passa por três a seis ciclos. A sua duração é variada, porém, cada ciclo tem, em média, 90 minutos. Podem variar de pessoa para pessoa e de noite para noite, devido a fatores como a idade ou os padrões de sono recentes.


Movimento Rápido dos Olhos

Todas as pessoas passam por dois tipos de sono, o sono REM — Movimento Rápido dos Olhos —, em que os olhos, mesmo fechados se movimentam rapidamente em várias direções e onde decorre a maioria dos sonhos, e o sono não-REM. Estes dois tipos são compostos por quatro estágios, um para o sono REM e três para o sono não-REM.


Estágios do sono

Durante a noite, é natural passar várias vezes por todos os estágios. Cada um deles tem um papel importante para que se sinta revigorado quando acordar, física e psicologicamente.

1. O primeiro estágio, ocorre quando está a adormecer e sente os olhos a ficarem lentos e os músculos a começarem a relaxar. As atividades do corpo e do cérebro começam também a desacelerar. A duração é de 1 a 5 minutos.

2. O segundo estágio, é caracterizado por um período de sono leve, antes de entrar num mais profundo. A temperatura do corpo, a respiração e a frequência cardíaca começam a diminuir. Este estágio dura, em média, 10 a 25 minutos durante o primeiro ciclo, podendo-se prolongar nos ciclos seguintes.

3. No terceiro estágio, o sono é profundo e ocorre por períodos mais longos durante a primeira metade da noite. Para além de ser mais difícil acordar alguém que esteja neste estágio, é esta fase que permite a recuperação e o crescimento corporal.
Nos primeiros ciclos, a sua duração é de 20 a 40 minutos, mas com a tendência a diminuir ao longo da noite.

4. Durante o estágio REM, a atividade cerebral aumenta e os olhos, mesmo fechados, movimentam-se rapidamente, tal como o nome indica. Apesar de poder ter sonhos em qualquer um dos estágios, nesta fase são mais vívidos, devido ao aumento da atividade cerebral.

Este estágio só começa depois de 90 minutos a dormir, pelo menos. A sua duração é de 10 a 60 minutos, porém pode aumentar ao longo da noite, representando cerca de 25% do sono.


Alteração dos sonhos durante a gravidez

Durante o período gestacional, os sonhos podem sofrer algumas alterações, tornando-se mais intensos e vívidos. Isto deve-se às mudanças dos níveis hormonais e que afetam o ritmo do sono, levando a novos padrões.

As mulheres tendem a sentir-se mais cansadas e a dormir com mais frequência, durante a gravidez, o que faz com que sonhem mais. Para além disso, acordam mais facilmente durante a noite, devido aos movimentos do bebé na barriga ou as idas à casa de banho. Essa mudança no ritmo faz com que se recordem melhor dos seus sonhos.


Os bebés também sonham?

Os bebés têm ciclos de sono e, apesar de serem mais curtos, também passam pelos estágios REM e não REM. Para além disso, são muito ativos enquanto estão a dormir, agitam as pernas e os braços, sorriem e podem fazer movimentos de sucção e estalo com os lábios. Geralmente, estes movimentos ocorrem durante a fase de sonho — estágio REM.


Desenvolvimento do bebé

Tal como já foi referido anteriormente no artigo “A importância do sono no bebé”, é quando o bebé está a dormir que produz hormonas de crescimento. Durante o estágio REM, o cérebro do bebé desenvolve e consolida várias competências cognitivas.


Como acalmar o bebé?

É natural que o bebé se possa assustar e acordar com algum sonho. Para o acalmar, pode segurá-lo com um cobertor macio e balançar suavemente para frente e para trás, imitando o movimento sentido no útero. Embora ele não consiga comunicar, é recomendado que fale suavemente com ele, garantindo que está tudo bem.


Conteúdo dos sonhos

O conteúdo dos sonhos pode-se relacionar com o que está a acontecer na sua vida. Embora não consiga controlar o que sonha, pode melhorar a qualidade do seu estado de espírito e, por sua vez, melhorar a qualidade dos seus sonhos e do seu sono.


Sublinhamos que todos os casos são diferentes e que a leitura deste artigo não dispensa as consultas e conselhos dos profissionais de saúde.
 

Acompanhe as redes da BabyLoop para conteúdo adicional!