O sono do bebé é importante, sobretudo nos primeiros meses de vida em que não tem um ciclo de sono regular. Para além de dormir a maior parte do dia — cerca de 18 horas — o tempo é dividido por períodos curtos, sem que consiga distinguir o dia da noite, tal como já referimos no artigo
“A importância do sono no bebé”. É durante esse tempo que ele desenvolve a suas capacidades de aprendizagem e memória.
Nesse sentido, é importante respeitar o seu ritmo de sono e criar condições para que possa dormir em segurança. Para a ajudar nessa tarefa, enumerámos algumas recomendações da
Cuf e do
Hospital da Luz que deve ter em consideração.
Primeiros meses de vida
Nos primeiros meses de vida, o bebé deve dormir no quarto dos pais, por isso, é importante que o espaço seja arejado, com luz natural e uma temperatura média, entre os 18° e os 20°.
Apesar de dormir no quarto dos pais, a
Cuf desaconselha que ele durma na mesma cama que os pais, devido ao risco de asfixia.
Tal como já foi referido anteriormente, é importante que o espaço onde coloca o seu bebé seja seguro, de forma a prevenir os acidentes. Para dormir, poderá adquirir um berço, uma cama de grades e ainda uma alcofa.
Independentemente da sua escolha, a cabeceira da cama deve estar elevada a 30°. Para a roupa da cama opte por dois resguardos para o colchão e três conjuntos de lençóis, de forma a conseguir trocar os mesmos. Deve dar preferência a mantas ou cobertores leves em vez de edredões, no primeiro ano de vida.
No caso de adquirir uma alcofa, é importante que a sua estrutura seja rígida, para permitir que o bebé durma de forma adequada. O colchão deve ser firme e seguro, e as suas alças devem ser resistentes para o transportar sempre que necessário.
Coloque sempre a alcofa num espaço amplo como, por exemplo, dentro da cama, para evitar que ela caia. Para saber mais sobre alcofas, aconselhamos ainda a leitura do nosso artigo
“Alcofas: Vantagens e cuidados a ter”.
• Berço e Cama de grades
O berço e a cama de grades devem obedecer às normas de segurança europeias e, tal como a alcofa, devem ter um colchão firme, adaptado ao tamanho da cama, para não haver espaços entre o colchão e as grades.
Na cama de grades, a distância entre as barras deve ser menor que 6 cm. Caso opte por adquirir um protetor almofadado para colocar ao longo da cama, tenha o cuidado de o prender bem às grades, para evitar que ele caia sobre o bebé.
Medidas de segurança
O
Hospital da Luz recomenda ainda que adote mais algumas medidas de segurança, tais como:
• Deitar sempre o bebé de barriga para cima;
• A cabeceira da cama deve estar elevada a 30°;
• Não deixe objetos soltos na cama, devido ao risco de asfixia;
• Deite o bebé com os pés a tocar no limite inferior da cama, para evitar o risco de escorregar para o fundo da cama;
• Prenda bem os lençóis por baixo dos braços, ao nível do tronco, e debaixo do colchão.
Para saber mais sobre os cuidados de segurança a adotar, consulte ainda o nosso artigo sobre
“Os cuidados de segurança a ter em casa com o seu bebé”.