Filmes para ver neste Natal
December 23, 2020
Recém-nascido
UNICEF: No dia de Ano Novo nasceram 212 crianças em Portugal
January 4, 2021

Sugestões para a passagem de ano em casa

Ano novo
 
Ao longo deste 2020, a expressão mais utilizada para o caracterizar foi atípico. Foi um ano que fez o mundo abrandar e que levou todos nós a valorizar o que, até à data, tomávamos por garantido.

As recém-mamãs enfrentaram o desafio da gestação — uma experiência única, mas com a incógnita constante de não se saber o que poderiam esperar do futuro. Já os bebés, foram os pequenos guerreiros que nasceram numa realidade diferente. Com o final do ano a chegar, resta a esperança de um 2021 com saúde e amor.

Nesta passagem de ano, evite ajuntamentos e, se possível, passe-a em casa. Para o ajudar, deixamos algumas sugestões do que poderá fazer com os mais novos.


— Decorações

 
Apesar de não poder fazer a festa em espaços públicos, não deixe que isso lhe tire o espírito festivo, até porque já falta pouco para o ano acabar. Decore a casa com enfeites alusivos à passagem de ano como, por exemplo, balões, cornetas, chapéus de festa coloridos, velas, foguetes e confettis e aproveite para envolver a criança neste processo também!


— Refeições

 
Para além do jantar do último dia do ano, é importante que prepare um lanche para a ceia. Será uma noite em que as crianças se podem deitar um pouco mais tarde, pelo que é normal que sintam fome a meio da noite.


— Recordações

 
Não perca esta oportunidade para tirar fotografias e guardar estes momentos. Poderá depois enviar para os familiares e amigos que não puderam estar presentes.

Os pequenos crescem depressa e assim também terá a oportunidade de recordar mais tarde.


— Resoluções para o novo ano

 
Faça uma pausa para refletir o ano que passou e partilhe esse exercício com as crianças. Pergunte-lhes como foi o ano, as coisas boas que viveram e o que gostariam de fazer no próximo. Caso já estejam a aprender a escrever, peça-lhes para enumerarem as resoluções para o ano de 2021. Esta é uma forma de treinarem a sua capacidade de escrita.


— Amigos e familiares

 
Para os amigos e familiares mais chegados, cujas circunstâncias atuais não permitiram que estivessem juntos, não deixe de ligar ou fazer uma videochamada. É importante que as crianças mantenham esses laços, ainda que à distância.

Lembre-se que ao proteger-se a si, estará a proteger os que estão ao seu redor. Um Feliz Ano Novo e boas entradas!
 

Acompanhe as redes da BabyLoop para conteúdo adicional!