BABY NEWS

  • Và ao cinema – e leve os bebès
    Afim de Filmes é o novo projecto do Cinema São Jorge, que quer pôr gente pequena à frente do grande ecrã. Espreitámos o programa e somos capaz de alinhar. Matinés, concertos, horas de conto, oficinas, sessões de cinema e visitas aos bastidores: o novo projecto educativo do Cinema São Jorge está cheio de planos para 2020, e começa a fazer das suas já este sábado com o actor, contador de histórias, coordenador pedagógico, locutor e professor de teatro Duarte M. da Silva a protagonizar a primeira edição de Contos de Contar.
  • Perceba qual é o impacto dos soluços no cérebro dos bebés
    Por trás deste fenómeno fisiológico e por vezes nada apreciado, está possivelmente e segundo os cientistas um sofisticado sistema de aprendizagem que conecta os soluços, a respiração e o cérebro dos bebés recém-nascidos.
  • Abriu o primeiro spa para bebés no centro do País
    Filipa Marques tem 31 anos e é psicológa na Psike, uma clínica da Figueira da Foz que alia a saúde à psicologia e educação. Embora já trabalhasse com pessoas de quase todas as idades, sentia falta de interagir diretamente com bebés. Por isso, em 2019, lembrou-se de que podia abrir um spa dedicado a eles.
  • Sabia que os bebés choram em diferentes línguas?
    A bióloga e antropóloga alemã Katleen Wermke, que estuda os primeiros sons dos bebés, acredita que as crianças choram em diferentes línguas. A investigadora reuniu meio milhão de gravações de bebés de várias partes do mundo e nos estudos que tem publicado sugere que os recém-nascidos produzem melodias de choro que refletem as línguas que ouviram no útero.
  • Nasceram mais 500 bebés em Portugal em 2019
    Em 2019, nasceram pelo menos 87.364 bebés em Portugal, mais 537 face ao ano anterior e mais 4.264 do que em 2014, segundo dados baseados no “teste do pezinho”, divulgados pelo Instituto Nacional de Saúde Ricardo Jorge (INSA). Em relação a 2018, ano em que foram estudados 86.827 recém-nascidos, no âmbito Programa Nacional de Rastreio Neonatal (PNRN), conhecido como “teste do pezinho”, nasceram mais 537 bebés, de acordo com os dados avançados à agência Lusa.