Crianças a pintar
Como manter a saúde física e psicológica das crianças durante o confinamento?
February 8, 2021
Doutora Marta Mesquita
Chupetas: usar ou não usar?
February 17, 2021

Carnaval em casa: como divertir as crianças

Doutora Marta Mesquita
 
Todos sabemos que o mundo da fantasia é inato à criança. Reconhece-se a enorme importância que a imaginação e a fantasia desempenham no desenvolvimento cognitivo das crianças, quer em termos de criatividade como na resolução de problemas. Brincar é essencial!

Contudo, no momento atual em que vivemos, as habituais atividades e brincadeiras de Carnaval estão muito condicionadas. É certo que, por um bem maior, não existirão desfiles ou festas com dezenas de crianças, mas quem disse que esta data tem de ser passada ao lado?!

No conforto de sua casa, entre as atividades escolares, e com toda a segurança possível, é possível dar asas à imaginação dos mais novos, fazer atividades divertidas e brincar toda a família!

Espreite as sugestões:


1— Decorar a casa com enfeites carnavalescos

 
A decoração é um pormenor que fará o espírito de festa entrar pela sua casa adentro.
Envolva as crianças e escolham um tema em conjunto. Depois, aproveite materiais velhos e/ou usados como papel, plástico e cartão e recicle-os para criar os elementos decorativos. As crianças vão adorar desenhar, recortar, colar e pintar e os materiais!
Se juntar uma música dentro do tema, esta atividade tornar-se-á ainda mais divertida!


2 — Criar os próprios disfarces

 
Permita que os seus filhos dêem asas à imaginação e escolham e criem uma personagem para se disfarçarem. Se tiver fatos de anos anteriores, dê-lhes uma nova vida, complementando-os. Se surgirem novas ideias, aproveite-as porque se estar disfarçado já é uma animação, fazer esses disfarces é mais uma razão para isso!

Tal como a decoração, também as máscaras escolhidas podem ser produzidas com materiais que tenha em casa, poupando e evitando o desperdício. Todas as crianças já pensaram em rabiscar um lençol para o tornar num fantasma…!


3 — Organizar um desfile

 
Ainda que as crianças não possam exibir as suas fantasias em desfiles com os amigos como acontece habitualmente, pode organizar um desfile em casa com toda a família com direito a pontuações, fotografias e até prémios! Pode ainda combinar encontros com amigos e outros familiares através de plataformas online de forma a poderem mostrar as máscaras e brincar com mais pessoas.


4 — Cozinhar uma refeição temática

 
Aproveitando o tema da decoração escolhida ou escolhendo um novo tema, envolva as crianças na criação de um lanche ou jantar temáticos. Desde a elaboração da ementa à confeção da refeição. Quase todas as crianças gostam de doces, por isso a confeção e decoração de bolachinhas pode ser uma excelente opção! No final desfrutem da refeição em família.


5 — Fazer jogos

 
Aproveite ainda os tempos livres para retirar as crianças da frente dos ecrãs, libertando-os dos aparelhos tecnológicos e fazendo alguns jogos. Pode optar por jogos tradicionais como “o rei manda”, “a dança das cadeiras”, “o jogo do lenço”, “o polícia e o ladrão”, ou o jogo das estátuas. Permita que eles escolham estes ou outros que se adaptem melhor às condições da casa e até aos seus disfarces.


6 — Ver um filme

 
Qualquer festa de época não pode acabar sem um filme tradicional e este Carnaval, ainda que diferente, não será exceção! Para isso, basta selecionar um filme dentro do tema escolhido, ou outro que os mais pequenos queiram ver. Juntem-se miúdos e graúdos e encerrarão a celebração em beleza!


Para além das atividades acima mencionadas, poderá ainda acompanhar a programação do movimento “Carnaval em Casa”, criado por várias associações que este ano não poderão sair à rua. Este tem como objetivo trazer um pouco do Carnaval a todos os foliões, na segurança das suas casas.



 


Conheça os outros temas abordados pela Dra BabyLoop!

Marta Mesquita

A Doutora Marta Mesquita é formada em Medicina pela Universidade de Coimbra, sendo especializada em Pediatria Médica. Atualmente, exerce funções no Centro Hospitalar do Baixo Vouga.