Nas últimas semanas com o regresso das crianças às escolas regressaram “as tosses” e com elas as noites mal dormidas e a procura dos serviços de saúde. A tosse, a par da febre, é uma das maiores preocupações dos pais, contudo é um mecanismo de defesa do organismo e raramente um sinal de doença grave. Veja o que fazer e quando se deve realmente preocupar.
O que é a tosse?
A tosse é um ato reflexo automático do sistema respiratório perante a presença de um agente estranho nas vias aéreas que desencadeia a estimulação dos recetores da tosse. Assim, é um mecanismo de defesa do organismo de forma a expulsar qualquer material estranho (expectoração, alérgenos, corpo estranho…).
Quais são as causas?
A principal causa da tosse são as infeções respiratórias (constipação, adenoidite, laringite, amigdalite, bronquiolite, pneumonia). Podem ainda provocar tosse a asma, a rinite alérgica, a aspiração de corpo estranho, a inalação de fumo, vapores ou outros irritantes.
Existe ainda a tosse psicogénica, de causa psicológica, habitualmente voluntária, que não provoca tosse noturna.
Como posso aliviar?
A maioria das causas de tosse agrava durante a noite, na posição de deitado, pela acumulação de secreções, em ambiente mais quente e seco. E como tal é natural que dê algum desconforto às crianças e preocupação aos pais nesta altura do dia.
O tratamento da tosse depende da sua causa, contudo há algumas medidas que deve seguir:
Devo comprar algum xarope para a tosse?
Embora exista na farmácia uma grande panóplia de “xaropes para a tosse”, a sua utilização raramente está recomendada em idade pediátrica e só devem ser adquiridos após avaliação e prescrição médicas.
Existem dois grupos de xaropes: os antitússicos e os expectorantes.
Os antitússicos atuam através da inibição do reflexo da tosse. Assim, a criança perde o mecanismo de defesa e a capacidade de remover de forma eficaz os microrganismos, secreções ou outros corpos estranhos que se encontram nas vias aéreas, aumentando o risco de infeção por exemplo.
Os xaropes expectorantes, por seu lado, provocam um aumento do volume das secreções, desencadeando uma acumulação de secreções nas vias áreas e como tal agravando a tosse, sobretudo nas crianças mais pequenas.
Quando devo ir ao médico?
A Doutora Marta Mesquita é formada em Medicina pela Universidade de Coimbra, sendo especializada em Pediatria Médica. Atualmente, exerce funções no Centro Hospitalar do Baixo Vouga.