Bebé num avião de brincar
BabyLoop: Quem Somos?
January 22, 2020
Pés de bebé
Natalidade: Saiba o que vai mudar nas baixas médicas
January 31, 2020

Os primeiros dias do bebé em casa – Alimentação e Choro

Doutora Marta Mesquita
Após o nascimento de um filho, o regresso a casa, com a nova rotina associada, constituiu um dos momentos mais desafiantes para a família. Este é, por excelência, o período em que surgem mais dúvidas e inseguranças nos cuidados ao recém-nascido e muitas vezes pairam as frases “será assim? é normal?”.

A alimentação

Um dos maiores desafios e inseguranças é a alimentação. Durante o primeiro mês de vida o recém-nascido passa grande período do dia a dormir, despertando apenas para se alimentar. É normal uma perda de peso inferior a 10% do peso de nascimento, com recuperação do mesmo nas primeiras duas semanas de vida. Até haver uma boa adaptação à amamentação e um aumento de peso sustentado, o recém-nascido deverá alimentar-se a cada três horas, oferecendo as duas mamas (ou biberão), incluindo no período noturno, pelo que deverá ser acordado durante a noite.

O Choro

O choro é o primeiro meio de comunicação do bebé, exprimindo através dele as suas necessidades e sentimentos. Este é, muitas vezes, o motivo de maior angústia nos primeiros dias. Descodificá-lo é uma aprendizagem!
Aos poucos os pais vão compreendendo que o bebé chora de diferentes formas e intensidades de acordo com a causa. Pode chorar por fome, desconforto (frio ou calor, fralda suja, roupa desconfortável), cansaço (sono, fadiga, excesso de estímulos), motivos emocionais (insegurança, necessidade da presença dos pais ou de consolo) ou dor (distensão abdominal por gases, cólicas, dificuldade em ter dejeções).

• Como deve atuar

Nos bebés pequenos, deve responder-se de forma imediata e tranquila ao choro, de forma a que o bebé se sinta seguro. Deve ouvir-se atentamente o choro e observar a forma como se comporta. Muitas vezes os pais só conseguirão descobrir o que o bebé tem por tentativa e erro! Primeiro poderão verificar as causas físicas e, se persistência do choro, poderá tratar-se de um desconforto emocional pelo que deverão então procurar acalmá-lo e confortá-lo. Se parecerem cólicas, poderão procurar minimizá-las.

As dejeções do bebé

Uma dúvida muito frequente é o padrão de dejeções do bebé. Após os primeiros dias de vida em que as fezes são escuras e viscosas (o chamado mecónio), o recém-nascido apresenta fezes de coloração amarelo a esverdeada, líquidas ou pastosas. O número de dejeções varia de bebé para bebé e de acordo com o tipo de leite que faz. É normal ter dejeção a cada mamada, a cada 2 dias e até uma vez por semana!

 

Para esta e outras dicas, acompanhe as redes da BabyLoop.
 
Marta Mesquita

A Doutora Marta Mesquita é formada em Medicina pela Universidade de Coimbra, sendo especializada em Pediatria Médica. Atualmente, exerce funções no Centro Hospitalar do Baixo Vouga.