Médica Pediatra
Candidíase Oral nas Crianças (“Sapinhos”)
April 14, 2021
Médica Pediatra
Gastroenterite Aguda
May 12, 2021

Os primeiros dias do bebé em casa: Umbigo, Soluços e Cólicas

Médica Pediatra

Após o nascimento de um filho, o regresso a casa, com a nova rotina associada, constituiu um dos momentos mais desafiantes para a família. Este é, por excelência, o período em que surgem mais dúvidas e inseguranças nos cuidados ao recém-nascido e muitas vezes pairam as frases “será assim? é normal?”.

Umbigo do bebé

Mantenha sempre seco, fora da fralda e não aplique compressas, adesivos ou faixas. Se tiver secreções amareladas com cheiro intenso, pele vermelha ou a sangrar, deve ser observado pelo seu médico!

Até à queda do coto umbilical (porção mumificada do cordão umbilical), que habitualmente ocorre nos primeiros 10-15 dias de vida, limpe pelo menos uma vez por dia com uma compressa esterilizada húmida com água ou soro fisiológico, do centro para a periferia. Posteriormente seque com outra compressa esterilizada limpa. Não tenha medo de o fazer, não provoca qualquer desconforto ao bebé!

Soluços

Os soluços são muito frequentes nos recém-nascidos e bebés pequenos. Resulta da contração involuntária do músculo diafragma (como se fosse uma cãibra) por várias razões: pela imaturidade do sistema nervoso que controla esse músculo ou pela presença de grande quantidade de ar ou leite no estômago do bebé que provoca irritação do músculo do diafragma. Por isso, são mais frequentes após as mamadas ou episódios de choro, mas não provocam qualquer desconforto ao bebé.

Cólicas

As cólicas do recém-nascidos são um motivo de grande angústia para os pais. Não é fácil saber o que resulta melhor com cada bebé, mas vá experimentando até perceber o que acalma e alivia.

Mantenha a calma! Assim vai transmitir segurança ao bebé e ajudá-lo a acalmar-se. A pessoa mais calma com a situação é que deve cuidar do bebé.

Procure acalmá-lo. Fale com ele calmamente, use o “shhhh”, dê a chupeta ou algo para sucção e faça contenção, embrulhando-o com uma manta com as perninhas encolhidas e embalando.

Experimente dar colo de barriga para baixo, massajando a barriga.

Faça ginástica com as pernas encolhendo e esticando, massaje a barriga no sentido dos ponteiros do relógio.

Se tiver muitos gases e dificuldade em fazer cocó, experimente estimular o rabinho com uma compressa ou cotonete com vaselina após a mamada.

Alguns bebés melhoram muito em contacto com o peito dos pais, no marsúpio ou com sling. Pode ainda experimentar ruídos brancos como o secador e exaustor.

Em termos de medicamento nada está cientificamente provado. Há alguns estudos que mostram resultados com probióticos, leites especiais ou outros. Aconselhe-se com o seu médico. Não dê chás nem produtos homeopáticos.

Conheça os outros temas abordados pela Dra. BabyLoop!

 

A Doutora Marta Mesquita é formada em Medicina pela Universidade de Coimbra, sendo especializada em Pediatria Médica. Atualmente, exerce funções no Centro Hospitalar do Baixo Vouga.