Médica Pediatra
“O meu filho bolça muito, será normal?”
March 3, 2021
Médica Pediatra
Icterícia Neonatal
March 29, 2021

Quais os efeitos do tempo de ecrã na saúde e desenvolvimento das crianças?

Médica Pediatra

Os dispositivos eletrónicos são parte integrante do nosso dia-a-dia, fruto da evolução tecnológica das últimas décadas. As crianças estão a crescer num mundo cada vez mais digital e tornou-se por isso banal a imagem da criança de telemóvel ou tablet na mão, em momentos de lazer, de aprendizagem, durante viagens e até no momento da refeição.  

Por outro lado, a pandemia COVID-19, com a necessidade de confinamento e de ensino à distância, aumentou de forma exponencial o tempo de exposição aos ecrãs em todos os grupos etários. Mas será benéfica para a saúde e desenvolvimento das crianças esta utilização das tecnologias? 

O que é o “tempo de ecrã”?

Define-se como o tempo despendido na utilização de tecnologia (telemóvel, tablet, computador, televisão) com objetivo apenas de entretenimento, excluindo-se assim o tempo para outros fins como para a realização de trabalhos da escola. 

Quais são os efeitos do tempo de ecrã na saúde das crianças?

É um tema ainda em investigação, contudo parece ser consensual que o tempo de ecrã é prejudicial para as crianças, estando associado a:

Quais são os benefícios?

Os aparelhos eletrónicos podem ser benéficos quando utilizados com moderação e de forma apropriada. Alguns programas e aplicações podem ser uma boa ferramenta para aprendizagem nomeadamente da linguagem, como as que implicam a nomeação de objetos, identificação de letras, aquisição de vocabulário ou a interação direta das crianças com personagens, com pergunta-resposta por exemplo.

Tendo em conta a situação atual, estes dispositivos podem ser também (embora que transitoriamente) um bom veículo para interação social com amigos e familiares através de videochamadas.

Quais são as recomendações internacionais?

A Associação Americana de Pediatria é uma das sociedades científicas com maior voz nesta área, tendo publicado em 2018 algumas recomendações:

Quanto à idade:

Recomendações gerais:

No fim, cabe aos pais decidirem a educação e hábitos de vida dos seus filhos. Contudo, não é demais enfatizar os efeitos de um maior tempo de ecrã na saúde e desenvolvimento das crianças: hábitos de vida menos saudáveis, menos tempo para brincar, menor interação com a família, amigos e professores. Ficam por adquirir capacidades tão importantes como o autocontrolo, a empatia, as habilidades sociais e a resolução de problemas.

Conheça os outros temas abordados pela Dra BabyLoop!

A Doutora Marta Mesquita é formada em Medicina pela Universidade de Coimbra, sendo especializada em Pediatria Médica. Atualmente, exerce funções no Centro Hospitalar do Baixo Vouga.